Adolescente é proibido de frequentar estádios por um ano após ofensas racistas direcionadas a Lamine Yamal

Um adolescente foi sancionado nesta terça-feira pelo Ministério Público da Infância e Juventude da Espanha após ter dirigido insultos racistas a Lamine Yamal. O episódio ocorreu em outubro do ano passado, durante o clássico entre Real Madrid e Barcelona, no estádio Santiago Bernabéu. O jovem reconheceu sua responsabilidade e, como consequência, está proibido de comparecer a estádios por um ano e deverá cumprir 30 horas de atividades socioeducativas.

Na ocasião, Yamal foi alvo de ofensas racistas de torcedores enquanto celebrava o terceiro gol da vitória do Barcelona por 4 a 0. De acordo com o relatório da partida, ele foi chamado de “negro de merda” e “malditos mena”, expressão pejorativa usada na Espanha para se referir a menores estrangeiros desacompanhados.

Outros jogadores, como Raphinha e Balde, também foram alvo de insultos. O caso foi formalmente denunciado à LaLiga.

A punição estipula que o adolescente, cuja identidade não foi divulgada, está proibido de entrar em qualquer estádio que sedie competições oficiais durante o período da sanção. Ele também apresentou um pedido de desculpas por escrito a Lamine Yamal.

Em nota oficial, a LaLiga reforçou seu compromisso com o combate ao racismo e a qualquer forma de discurso de ódio no futebol.

Crédito imagem: Getty Images

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.