O Campeonato Brasileiro 2025 terá uma importante novidade. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) irá adotar a nova regra, aprovada no último conselho da International Football Association Board (IFAB), para impedir a cera dos goleiros e tornar o jogo mais dinâmico. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornalista Vene Casagrande e confirmada pelo Lei em Campo.
A nova regra consiste em conceder um escanteio ao adversário quando o goleiro segurar a bola com as mãos por mais de oito segundos. A diretriz prevê que, assim que o goleiro levar mais de três segundos com a bola, o árbitro deverá sinalizar com os dedos a contagem do tempo restante, até a penalização.
A norma é uma evolução de uma regra já existente. Até então, os goleiros não poderiam segurar a bola por mais de seis segundos com as mãos. Caso isso ocorresse, era previsto um tiro livre indireto, de dentro da área – semelhante ao que ocorre quando há um recuo do defensor com os pés ao goleiro. No entanto, essa diretriz poucas vezes era colocada em prática pela arbitragem.
Outra diretriz adotada pela CBF em suas competições é de que apenas o capitão de cada time tem permissão de “falar” com o árbitro sobre as decisões em campo durante o jogo. Caso contrário, os jogadores estão sujeitos à punição com o cartão amarelo.
As mudanças foram anunciadas pela CBF através de ofício enviado aos clubes e federações na última quinta-feira (20). O documento é assinado por Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem (CA-CBF).
Além do Campeonato Brasileiro, a regra valerá para os demais torneios da entidade que já estão em andamento, são eles: Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Copa Verde, Brasileirão sub-20 e Copa do Brasil sub-17.
Crédito imagem: Odd Andersen/AFP
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo