A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se manifestou nesta segunda-feira (5) sobre o episódio de injúria racial na partida entre Operário-PR e América-MG, pela 6ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Em nota oficial, a entidade diz que encaminhou ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a súmula da partida para “apuração rigorosa” do caso.
O episódio envolveu Allano, do Operário-PR, e Miguelito, emprestado pelo Santos para o América-MG. A reclamação de Allano aconteceu os 30 minutos do primeiro tempo do duelo. Ele relatou ao árbitro Alisson Sidnei Furtado ter sido vítima de ofensas racistas por parte do atleta boliviano.
O jogo foi paralisado conforme o protocolo antirracista, mas foi retomado 16 minutos depois. Após o apito final, Miguelito foi preso em flagrante por injúria racial pela Polícia Civil do Paraná. Contudo, foi liberado após audiência de custódia que aconteceu nesta segunda-feira.
Confira a nota oficial da CBF:
“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reafirma seu compromisso inabalável na luta contra o racismo no futebol. Em conformidade com sua política de tolerância zero a qualquer forma de discriminação, a entidade orienta todos os árbitros a acionarem o protocolo da CBF em casos de agressões racistas, como ocorreu no último domingo (4) na partida entre Operário-PR e América-MG, pela Série B do Campeonato Brasileiro, em Ponta Grossa.
A CBF informa que já encaminhou a súmula da partida ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), órgão responsável por conduzir uma apuração rigorosa para assegurar a devida responsabilização dos envolvidos.
Reiteramos que o futebol é um espaço de respeito, inclusão e igualdade, e que ações firmes continuarão sendo tomadas para erradicar o racismo em nosso esporte. Não há espaço para o preconceito nos campos ou na sociedade”
Crédito imagem: Reprodução
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo