A Conmebol decidiu retirar o Brasil de uma das cadeiras a que tem direito no Conselho da Fifa. Claudio “Chuiqui” Tapia, presidente da Associação de Futebol da Argentina (AFA) entra, de forma interina, no lugar de Ednaldo Rodrigues, destituído do comando da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na última quinta-feira.
O Conselho da Fifa é formado por 37 membros. Cada presidente das confederações continentais possui lugar garantido e outras vagas para distribuir regionalmente.
O presidente da federação sul-americana, Alejandro Domínguez, é um dos vice-presidentes do Conselho da entidade máxima do futebol. Além de Domínguez, tem como membros Maria Sol Munõz, do Equador, Ignacio Alonso, do Uruguai e Ramón Jesurún, da Colômbia.
A última cadeira de direito da Conmebol estava com Ednaldo Rodrigues há dois anos, quando tomou o lugar de Fernando Sarney.
Tapia ficará no lugar provisoriamente, até que se decida um membro efetivo. O que ocorre geralmente em consenso pela assembleia da entidade, mas, caso possua dois ou mais candidatos, haverá votação.
Crédito imagem: Conmebol/Divulgação
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo