O presidente do Cuiabá, Cristiano Dresch, denunciou Rubens Menin, sócio majoritário da SAF do Atlético-MG, ao Banco Central, em razão das dívidas acumuladas pelo clube mineiro com outras equipes e jogadores. Entre os débitos, está o valor devido ao próprio Cuiabá pela contratação do atacante Deyverson.
A denúncia, confirmada pelo ge, tem como base um artigo do Conselho Monetário Nacional. O dispositivo determina que a autorização para funcionamento de uma instituição financeira está condicionada à análise da capacidade econômico-financeira dos seus controladores, individualmente ou em conjunto.
Na visão do Cuiabá, as dívidas da Galo Holding, empresa controlada por Menin e responsável pela SAF do Atlético-MG, podem colocar em risco essa exigência do Banco Central.
Além disso, o Dourado já havia acionado o Atlético-MG na Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) para cobrar a dívida de R$ 5 milhões pela transferência do atacante Deyverson. No processo, o Cuiabá também mencionou o recente balanço financeiro divulgado pelo Galo, que aponta um aumento significativo da dívida total, ultrapassando R$ 1 bilhão. O documento atribui esse crescimento, em grande parte, à inadimplência e ao descumprimento de compromissos assumidos durante o processo de aquisição e gestão da SAF.
Atlético-MG se manifesta:
“Em relação à disputa havida por Cuiabá e Atlético perante a CNRD da CBF, envolvendo a cessão do Atleta Deyverson, o Atlético procurou a Diretoria do referido Clube logo após o vencimento da segunda parcela contratual, com o objetivo de cumprimento da obrigação, tendo a composição sido categoricamente recusada pelo Cuiabá, que optou pelo litígio no lugar da conciliação.
Dessa maneira, o Atlético exerce o seu direito de defesa, na forma legal e regulamentar, inclusive porque o Cuiabá promove cobrança de valores indevidos.
O Atlético considera imprópria qualquer medida que possa vir ser adotada pelo Cuiabá relativa ao Atleta Deyverson fora do âmbito da CNRD, foro eleito pelas partes para a discussão sobre o caso.
O Atlético reitera seu compromisso com o cumprimento de suas obrigações e aguarda, com serenidade, a deliberação da CNRD, embora lamente a postura constante adotada pelo Cuiabá, que não contribui para o diálogo entre as instituições”
Crédito imagem: Agência Galo/Atlético
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo