eSports: Team Liquid perde patrocínio após publicação de jogador brasileiro com foto de bomba

O time de eSports Team Liquid perdeu o contrato de seu patrocínio máster com a fabricante automotiva Honda depois que um de seus jogadores fez uma publicação considerada ofensiva nas redes sociais.

Lucas Dias, jogador de Rainbow Six, foi ao X (antigo Twitter) comentar a derrota sofrida conta a equipe CAG Osaka, do Japão, durante o torneio Reload, realizado no último final de semana, no Rio de Janeiro.

Contudo, para comemorar, o jogador publicou um GIF com uma explosão atômica de Hiroshima, retirado de um documentário da BBC.

“Ganhamos da Faze e perdemos para poderosíssima CAG, bola pra frente e até o próximo camp”, escreveu Lucas, junto ao GIF.

A mensagem foi acompanhada de várias críticas, em razão da associação com o ataque nuclear sofrido pelo Japão durante a 2ª Guerra Mundial, feito pelos Estados Unidos e que vitimou milhares de pessoas. Lucas chegou a publicar um pedido de desculpas, após deletar a mensagem original.

“Gostaria de me desculpar sinceramente pelo post que fiz após nossa última derrota. Cometi um grande erro ao usar aquele gif e entendo que isso tenha causado desconforto a muitas pessoas. Do fundo do meu coração, não foi minha intenção fazer qualquer referência ofensiva, mas reconheço que o contexto e a escolha foram inadequados — declarou DicasLucas, informando também ter se desculpado diretamente com os integrantes do time japonês”, escreveu Lucas.

Contudo, na manhã desta segunda-feira (19), a Honda emitiu um comunicado, encerrando o patrocínio junto ao Team Liquid.

“Após cuidadosa consideração, a Honda decidiu encerrar seu contrato de patrocínio com a equipe, considerando a conduta como incompatível com os valores da empresa e inaceitável. Nos desculpamos profundamente por qualquer ofensa que este incidente possa ter causado não só para a comunidade de esports, mas também para muitas pessoas no Japão e globalmente.”, escreveu.

A Ubisoft, dona da marca Rainbow Six, emitiu uma advertência contra Lucas Dias por conduta inadequada e informou que está analisando o caso para averiguar medidas adicionais a serem tomadas, caso necessário.

Crédito imagem: Team Liquid

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.