O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou na última sexta-feira (21) as punições de perda de pontos no Campeonato Paraense, aplicadas pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD-PA) para as equipes de Capitão Poço, Tuna Luso, Bragantino-PA e Remo.
O STJD revogou a punição da justiça desportiva paraense, multando os quatro times envolvidos e determinando o reinício imediato da competição, considerando a classificação obtida ao final da primeira fase.
Rebaixados ao final da 8ª rodada do Parazão, Independente-PA e Caeté disputarão a Série B1 em 2026. Na expectativa de disputar o mata-mata, Cametá e São Francisco-PA fecharam a competição na 9ª e 10ª colocações, respectivamente.
Entenda o caso
O TJD-PA puniu Capitão Poço, Tuna Luso com a perda de 27 e sete pontos, respectivamente, seguidos de Bragantino e Remo (que perderam seis pontos cada) após suposta escalação de atletas, que completaram ou vão completar 20 anos em 2025, e que ainda estavam com contrato amador. O regulamento específico da competição prevê que jogadores nessa idade só podem atuar com contrato profissional.
Após pedido conjunto assinado por sete clubes (Independente, Santa Rosa, Cametá, São Francisco, Águia de Marabá, Castanhal e Bragantino), o STJD assumiu o julgamento e decidiu por desqualificar os julgamentos do TJD-PA, aplicando apenas multas aos clubes inicialmente punidos.
Crédito imagem: FPF/Divulgação
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo