Expulso na segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, o técnico Luís Zubeldía, do São Paulo, foi julgado nesta segunda-feira, 19 de maio, pela Quinta Comissão Disciplinar do STJD. Ele foi punido com dois jogos de suspensão por reclamação considerada desrespeitosa. A decisão ainda pode ser contestada com recurso ao Pleno. Já o atacante Calleri, que também havia sido denunciado, teve sua acusação retirada pela Procuradoria.
As expulsões ocorreram na partida contra o Atlético-MG, disputada no dia 6 de abril.
No fim do primeiro tempo da partida, o argentino protestou intensamente após uma falta cometida pelo zagueiro Lyanco em Ferraresi. De acordo com a súmula do árbitro Ramon Abatti Abel, o técnico do São Paulo chegou a invadir o campo e precisou ser contido pelos próprios jogadores.
Zubeldía já cumpriu a suspensão automática na rodada seguinte, contra o Cruzeiro, mas ainda precisa ficar fora de mais uma partida. No entanto, ele também não estará à beira do campo no próximo sábado, contra o Mirassol, por ter recebido o terceiro cartão amarelo na última rodada, diante do Grêmio.
Com isso, a partida em que cumprirá a punição restante será contra o Bahia, no dia 31, em Salvador.
Zubeldia foi enquadrado nos artigos 258, inciso II (por reclamação desrespeitosa), e 258-B (por invasão de campo) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Já Calleri havia sido denunciado com base no artigo 254-A, que trata de agressão física durante a partida. No entanto, após a exibição dos vídeos no julgamento, a Procuradoria manteve a acusação contra o treinador, mas optou por retirar a denúncia contra o atacante.
Crédito imagem: Reprodução/Instagram@zubeldia.oficial
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo