Pesquisar
Close this search box.

A delicada questão do corte de peso no MMA

Por Rafael Ramos e Elthon Costa

Não é segredo que os lutadores de MMA cortam muito peso e podemos vê-los perdendo para a balança o tempo todo. Nos últimos anos, vimos o UFC aplicar algumas regras para evitar isso. Mas o corte de peso continua sendo um dos maiores problema do MMA.

Lutadores de MMA podem cortar até 30 quilos ou mais em uma semana antes da luta. A ex-campeã do UFC Cristiane “Cyborg” Justino uma vez1 perdeu 11kg em apenas três dias para lutar no UFC Fight Night 95 em Brasília! Como resultado, muitas vezes podemos ver os lutadores desmaiando e acabando no hospital durante o corte de peso.

Em primeiro lugar, precisamos entender que as regras de pesagem no MMA diferem entre os estados dos EUA.  A regra geral é esta:

 – Todo lutador tem que cortar o peso e atingir o limite para a classe de peso específica ou ir um pouco abaixo.

 – As pesagens começam na manhã do dia anterior à luta. Os lutadores que atingirem o peso terão cerca de 24h para se reidratar.

 – Se um lutador participar de uma luta que não seja pelo título, ele não pode pesar mais de um quilo acima do limite para aquela categoria de peso.

 – Se for título em jogo, os lutadores não podem pesar mais de meio quilo acima do limite.

 – Um lutador que perde a escala por uma grande margem ainda pode competir. Mas eles têm que dar 20% de sua renda dessa luta para o oponente.

 – Na Califórnia, um lutador não pode competir se cortar mais de 15% do que a comissão determina como seu peso saudável.

 – Além disso, os médicos acompanharão um lutador em um dia de luta, e se ele ainda estiver desidratado, os médicos podem fazer uma ligação para retirar o lutador da luta.

As regras de pesagem são onde UFC e o principal evento de MMA asiático, o ONE Championship, diferem mais. E muitos fãs de MMA acham que o ONE realmente faz um trabalho melhor para impedir que os lutadores percam muito peso. Não sabemos se é uma maneira melhor, mas com certeza é mais saudável para os lutadores.

 O ONE2 inclui um sistema único de “peso do dia a dia” quando se trata de ganho de peso, e certamente é mais saudável do que o do UFC. Resumindo, a promoção está banindo o corte de peso por desidratação, o que obriga os lutadores a perderem menos peso. Eles devem estar totalmente hidratados o tempo todo.

O principal objetivo disso é tornar a competição mais equilibrada, porque cada lutador lutará com seu peso normal de todos os dias. Nas semanas que antecedem a luta, os oficiais do ONE realizam várias pesagens e testes. Eles querem garantir que um lutador esteja hidratado, saudável e pronto para lutar.

Aqui está todo o processo:

 – Durante a semana de luta, o ONE Championship verificará o peso dos lutadores todos os dias. E eles também realizarão vários testes de urina.

– O peso do lutador deve estar dentro da classe de peso durante a semana da luta, e ele deve passar em todos os tipos de testes de hidratação. Aqueles que falharem em pelo menos um teste seriam imediatamente desclassificados.

– Um lutador pode bater a balança acima do limite e ainda lutar em uma luta de peso-casado. Porém, ele não pode pesar mais de 105% do peso do adversário.

– Um lutador não pode usar IVs para reidratar após o corte de peso.

Os perigos do corte de peso extremo rápido em esportes de combate estão bem documentados. Insuficiência renal, ataques cardíacos e até mortes são atribuídas às práticas. As respostas regulatórias até o momento têm sido inconsistentes e falharam em eliminar significativamente as práticas bem arraigadas.

Bater o peso é a parte mais importante da preparação de um atleta para suas lutas em todos os esportes de combate. O sistema utilizado no ONE é uma solução confiável, senão a única, para todo o esporte de MMA, e por uma simples razão: evita a desidratação.

Elthon Costa é advogado trabalhista e desportivo, Pós-graduado em Processo Civil pela Faculdade Unileya e Pós-graduando em Direito Desportivo pelo Complexo Educacional Renato Saraiva (CERS)

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo


REFERÊNCIAS:

BLANES, Diego Ortiz. MMA, una historia de exito: El mejor deporte del mundo. 1ª. ed. EUA: Createspace Independent Publishing Platform, 2017. 182 p. ISBN 9781542943246.

PAIVA, Leandro. Olhar Clínico nas Lutas, Artes Marciais e Modalidades de Combate. 1ª. ed. Manaus: OMP, 2015. 238 p. ISBN 978-85-62240-01-0.

1Quase 12kg acima, Cyborg recorre a anticoncepcionais para bater peso. Inhttp://sportv.globo.com. Site. Disponível em: http://sportv.globo.com/site/combate/noticia/2016/09/quase-12kg-acima-cyborg-recorre-anticoncepcionais-para-bater-peso.html. Acesso em: 15 mar. 2022.

2General Regulations & Policies Related To Athletes’ Weight. Inwww.onefc.com. Site. Disponível em: https://www.onefc.com/martial-arts/. Acesso em: 15 mar. 2022.

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.