Search
Close this search box.

A menos de seis meses para os Jogos Olímpicos de Paris, World Skate anuncia desfiliação da CBSk

A World Skate (Federação Internacional de Skate) determinou na última quarta-feira (10) que a gestão do skate olímpico brasileiro deixará de ser feita pela CBSk (Confederação Brasileira de Skate) e ficará sob responsabilidade do COB (Comitê Olímpico Brasileiro). A decisão acontece a pouco mais de seis meses do início dos Jogos Olímpicos de Paris.

A federação determinou que, após a edição dos Jogos Olímpicos de 2024, a gestão do skate brasileiro passará a ser feita pela CBHP (Confederação Brasileira de Hóquei e Patins). A entidade terá até abril para cumprir uma série de exigências, entre elas: conceder autonomia técnica e financeira para cada esporte sob seu comando e rebatizar seu nome para Skate Brasil.

“É uma pena para a World Skate que as duas federações reconhecidas do Brasil (a CBHP e a CBSk) não tenham conseguido chegar a uma solução em conformidade com o estatuto da World Skate, apesar de terem recebido todas as oportunidades e repetidos prazos para fazê-lo”, disse a World Skate por meio de nota oficial.

A federação internacional da modalidade havia dado até 31 de dezembro como prazo limite para que as duas entidades (CBSk e CBHP) fizessem um acordo sobre qual entidade representaria o esporte em Olimpíadas, mas não houve consenso.

A World Skate exigia que, em países com duas confederações ou mais filiadas, elas teriam de se fundir em uma única, ainda que mantivessem gestões independentes.

Também em nota oficial, a CBSk criticou a decisão da federação internacional.

“A decisão (da World Skate) foi tomada de maneira arbitrária, sendo carregada de teor político e cercada por irregularidades”, disse.

Por fim, a CBSk afirmou que seguirá trabalhando pela gestão do skateboarding em solo brasileiro, uma vez que “a World Skate não pode interferir na autonomia nacional sobre qual entidade deve gerir o esporte”.

Crédito imagem: Getty Images

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.