Pesquisar
Close this search box.

A tecnologia e os impedimentos milimétricos

A Copa do Mundo Feminina começou, e pela primeira vez com o VAR (Video Assistent Referee).

No Brasil essa tecnologia tem sido criticada por alguns, principalmente quando usada em lances interpretativos, que dividem opiniões.

Mas lances de impedimentos, na maioria das vezes, são exatos. Dessa forma, não há a necessidade sequer de o árbitro ser chamado para a revisão, acatando desde logo a decisão dada pelo VAR. 

Na abertura da Copa do Mundo, França x Coreia do Sul, o VAR anulou o gol que seria o segundo das donas da casa (diga-se de passagem, um belo gol), e que foi dado pela arbitragem em campo.

Um lance extremamente difícil e milimétrico, que no campo se torna praticamente impossível ser visto a olho nu. Percebe-se a dificuldade do lance em campo pela imagem anterior.

Outro jogo da Copa do Mundo Feminina que teve um gol confirmado pela arbitragem no campo, mas invalidado pelo VAR, foi entre Austrália e Itália.

Lance em velocidade, ajustado, com distância significativa entre as jogadoras de defensa e ataque, outro lance de grande dificuldade para a arbitragem em campo.

Ou seja, só na primeira rodada da Copa, já foram dois gols anulados pela VAR de forma correta, porém, mostrando a gigantesca dificuldade dos lances para quem está bandeirando em campo.

Lances nos quais somente a tecnologia poderia intervir de forma correta para a legitimação da jogada, o que exime os(as) assistentes de erros.

E se não houvesse o VAR nesses jogos? Os gols seriam dados, e a arbitragem sairia ilesa, pela complexidade das jogadas.

Quantas derrotas na história poderiam ser evitadas com o uso do VAR, em que os milímetros, impossíveis de ver, mesmo aos olhos mais treinados, ou a visão encoberta do árbitro, impediram de visualizar ou ter certeza de lances capitais em jogos decisivos e importantes? Vide a inesquecível “mão de Deus” de Maradona.

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.