Pesquisar
Close this search box.

Afeganistão fica de fora dos Jogos Paralímpicos após Talibã assumir comando do país

Os atletas do Afeganistão não poderão participar dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, que começam na semana que vem, por conta da retomada do país pelo grupo extremista islâmico Talibã.

A porta-voz do Comitê Paralímpico Internacional (CPI), Craig Spence, disse que “devido à situação muito grave do país, todos os aeroportos estão fechados e será impossível viajar a Tóquio”.

Apenas dois atletas faziam parte da delegação afegã, Zakia Khudadadi e Hossain Rasouli, ambos do taekwondo.

Khudadadi, de 23 anos, seria a primeira mulher a representar o país nos Jogos Paralímpicos. Pela ideologia dos talibãs, que assumiram o controle de Cabul no último domingo (15), mulheres não podem frequentar escolas, trabalhar e praticar esportes.

“Esperamos que o time e seus dirigentes fiquem seguros durante esse período tão difícil”, completou Spence, sem citar qualquer tipo de ajuda aos atletas afegãos.

Após 20 anos da invasão dos EUA e seus aliados, o Talibã retomou o poder no domingo ao dominar a capital Cabul com a saída das tropas aliadas do país. O presidente já havia fugido do país e no momento, o aeroporto da capital afegã foi declarado inseguro, com inúmeras pessoas tentando deixar o Afeganistão.

Os Jogos Paralímpicos acontecem entre 24 de agosto e 5 de setembro.

Crédito imagem:  AFP

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.