Pesquisar
Close this search box.

Ano novo, lances velhos?

Ano novo, sim, com lances novos para a arbitragem (ou velhos, que ainda acontecem e seguem gerando polêmicas?)!

A Copa São Paulo de Futebol Junior começou, e lances não faltam para serem analisados. Alguns são até de formas engraçadas, e em outros os detalhes das regras fazem a diferença.

Vamos falar de trabalho em equipe. Os árbitros fazem o que chamamos de plano de trabalho antes de cada jogo para os quais estão escalados. Serve para alinhar a forma individual de trabalho para o coletivo, para recordar algumas regras, procedimentos e diretrizes, entender como as equipes jogam, focar em alguns jogadores e treinadores, quando for o caso.

No jogo Linense X Cruzeiro, uma penalidade foi assinalada.

O texto da regra diz: “em situações de contra-ataque, o árbitro assistente deve ser capaz de indicar se foi ou não cometida uma falta e se a falta foi cometida dentro ou fora da área de pênalti. Ele deve também precisar qual a sanção disciplinar a tomar”.

No vídeo observamos que o lance ocorre na linha em que o assistente está se posicionando, lance muito mais claro para ele do que para o árbitro. Porém, o árbitro assinala a infração e já corre para dentro da área, mostrando o local em que acredita ter acontecido, não buscando o seu assistente para uma consulta. O assistente também não o chama para passar a informação correta.

Não estamos discutindo aqui nem sequer a questão de se houve ou não a infração, mas sim um texto que consta na regra do jogo e em que o trabalho em equipe não foi realizado com êxito.

A regra ainda diz: “O árbitro assistente deve mover-se claramente ao longo da linha lateral em direção à linha de meio de campo para indicar se a infração foi cometida fora da área de pênalti”.

Vários procedimentos que são usados pela equipe de arbitragem geram informações sem a necessidade de comunicação verbal, algo relevante para o bom desempenho do trabalho em equipe.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=30W1hMeXIFo[/embedyt]

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.