Search
Close this search box.

Após erro administrativo da federação, seis nadadores poloneses deixam o Japão antes do começo dos Jogos Olímpicos

Seis nadadores poloneses que viajaram para participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio tiveram que deixar o Japão antes mesmo do início do evento por conta de um erro administrativo da Federação Polonesa de Natação (FZP, na sigla em polonês). Isso por que a entidade inscreveu mais atletas do que é permitido.

Os nadadores Bartosz Piszczorowicz, Mateusz Chowaniec, Jan Holub, Alicja Tchorz, Dominika Kossakowska e Aleksandra Polanska chegaram na Polônia no último domingo (18) e estão ameaçando abrir um processo contra a federação por conta do erro, além de pedirem a renúncia da FZP.

“Quero expressar meu mais profundo pesar e tristeza pela situação”, declarou Pawel Slominski, presidente da FZP, em um comunicado em que reconhece o erro cometido.

O comandante disse ter tomado ciência da situação apenas quando os nadadores já haviam embarcado para a capital japonesa e afirmou compreender as reclamações.

“A reação, suas emoções e ataques à PZP são justificáveis”, completou Slominski.

Uma das seis integrantes da equipe de natação da Polônia que regressou para seu país de origem, Alicja Tchorz, usou suas redes sociais para expor a situação e denunciar a “incompetência” da PZP, afirmando que a entidade “não entendeu as regras”.

“Imagine dedicar cinco anos de sua vida e lutar para competir no mais importante evento esportivo, abrir mão de sua vida privada e seu trabalho, sacrificando sua família. O resultado de sua dedicação é um fiasco total. E você tem seus sonhos negados por causa da incompetência de terceiros”, desabafou a atleta que participou das Olimpíadas de 2012 e 2016.

Mateusz Chowaniec também comentou a situação. Em seu Instagram, o nadador disse estar “profundamente chocado” e que se trata de “uma situação absurda que jamais deveria ter acontecido”.

Os outros 17 nadadores poloneses que seguem em Tóquio declaram apoio aos atletas prejudicados e assinaram um documento pedindo a demissão de toda a diretoria da PZP.

A Olímpiada de Tóquio será disputada entre 23 de julho e 8 de agosto.

Crédito imagem: Reprodução

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.