A Federação Internacional de Esgrima (FIE) decidiu mudar suas regras sobre a saudação pós-jogo entre os atletas. A mudança acontece após a polêmica envolvendo esgrimistas de Rússia e Ucrânia no Mundial da modalidade, disputado na Itália, na semana passada.
A partir de agora, o cumprimento entre os atletas após o embate se tornou opcional e não mais obrigatório.
Na semana passada, a ucraniana Olga Kharlan derrotou a russa Anna Smirnova e se recusou a dar a mão para a adversária após o confronto. Por ser um ato obrigatório, até então, ela acabou sendo desclassificada.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) sugere que as Federações Internacionais lidem com situações envolvendo atletas ucranianos e neutros individuais “com o grau necessário de sensibilidade”.
As equipes russas e bielorrussas não estão competindo em competições por equipes porque a entidade olímpica recomenda que atletas neutros compitam apenas em eventos individuais, desde que não apoiem a guerra na Ucrânia e não sejam afiliados às forças armadas.
Crédito imagem: Reprodução
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!