Pesquisar
Close this search box.

Após sete meses parado, futebol argentino define data de retorno

Paralisado desde março, finalmente o futebol argentino tem uma data para retornar. O presidente da Associação do Futebol Argentino (AFA), Claudio Tapia, anunciou nesta quarta-feira (14) que a volta das competições acontecerá no dia 30 de outubro.

“Respeitamos as normas de saúde e, agora, temos a oportunidade de dizer que o futebol pode ser jogado novamente.”, afirmou Tapia.

Por conta do logo tempo parado, o futebol voltará ao país de uma forma diferente. Um novo torneio foi criado, onde os 24 clubes da primeira divisão disputarão a Copa Liga Profissional, que definirá um classificado para a Libertadores de 2021 e outro para a Sul-Americana de 2022.

O torneio não será definitivo, e será adotado de forma provisória por conta da longa interrupção do calendário. Os jogos dessa competição não valerão pontos para a tabela de médias das últimas três temporadas, que define os rebaixados no futebol argentino. Há uma previsão de que o rebaixamento fique suspenso até 2022 no futebol do país.

Os 24 times serão divididos em seis grupos, sendo Boca Juniors, River Plate, Independiente, Racing, San Lorenzo e Vélez Sarsfield os cabeças de chave. Cada time do grupo se enfrentará duas vezes, uma em casa e outra fora, avançando os dois melhores.

Na próxima fase, os classificados se dividirão em dois grupos de seis, com jogos únicos. Os dois melhores de cada chave disputarão as finais únicas. Apenas o campeão ganhará a vaga para a Libertadores de 2021.

Os times que ficaram em terceiro e quatro colocados na primeira fase, se dividirão em duas chaves de seis, com os dois primeiros de cada grupo disputando a final que garantirá a vaga para a Sul-Americana de 2022.

O sorteio dos grupos da competição será feito na próxima sexta-feira (16).

Não haverá presença de torcida nos estádios da Argentina.

Com a decisão de retorno do futebol argentino, a Bolívia será o único país da América do Sul sem data para o retorno de seu futebol profissional. Na última quarta-feira (14), a Venezuela também retomou o esporte.

Crédito imagem: Getty Images

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.