O atacante Vini Jr, do Real Madrid e Seleção Brasileira, conquistou o Prêmio Sócrates do Bola de Ouro de 2023. A premiação é dada ao jogador com maior envolvimento em projetos sociais.
Em seu discurso na cerimônia, Vini Jr citou sua luta incessante contra o racismo.
“Chato sempre ter que falar sobre racismo, mas estou preparado para isso, para sempre poder falar quando for necessário para todos seguirem fortes porque vou lutar por eles. Espero que todos os jogadores possam nos ajudar. É muito triste sempre ter que falar sobre racismo, gosto de falar de futebol, de grandes jogadores que estão aqui. É muito triste e quero pedir força de vocês para a gente seguir na luta e que as crianças que vão vir, possam sofrer cada vez menos”, disse o atacante.
Vini Jr destacou sua felicidade em receber o prêmio.
“Estou muito feliz de receber esse prêmio, de poder ajudar tantas pessoas no Brasil, no meu bairro. Saí da favela e é improvável que alguém de onde saí cheguei aqui. Fico muito feliz de poder ajudar eles e de estar, claro, aqui com tantos jogadores. É um sonho muito especial para mim estar aqui com todos vocês”, declarou.
Vini Jr conquistou o prêmio pela sua atuação no Instituto Vini Jr. O projeto social, que tem a missão de oferecer ensino por meio da tecnologia e do esporte, impacta crianças e instituições em São Gonçalo (RJ), onde o camisa 7 do Real Madrid nasceu e foi criado.
O brasileiro é apenas o segundo jogador do prêmio, que estreou na edição passada. Na ocasião, o vencedor foi o senegalês Sadio Mané, atualmente no Al-Nassr.
A premiação homenageia Sócrates e sua relação com a Democracia Corintiana. Ele foi um dos líderes do movimento que ocorreu durante a ditadura militar no Brasil, nos anos 1980.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo