Pesquisar
Close this search box.

Campeonato Italiano proibirá uniformes verdes a partir da temporada 2022/2023

Uma medida um tanto quanto inédita e polêmica passará a valer a partir da temporada 2022/23 do Campeonato Italiano Serie A. Em seu novo regulamento para uniformes de jogo, aplicável para competições oficiais organizadas pela Federação Italiana de Futebol (FIGC), a liga determina que a cor verde estará proibida nos trajes dos jogadores, atendendo aos interesses da televisão.

O principal objetivo da regra é evitar que a cor dos uniformes atrapalhe a transmissão televisiva por conta da semelhança com o tom do gramado, buscando não confundir o espectador. Apesar de absurda, medidas como essa fazem parte do debate em competições de altíssimo nível.

“Como o Campeonato Italiano é uma das maiores e mais importantes competições do mundo, é de se esperar que as negociações sobre a transmissão do campeonato – além de envolverem valores significativos – também envolvam o debate sobre aspectos que influenciem na qualidade da transmissão. É dizer: o produto (campeonato) pertence à Liga e aos clubes. Sob esse aspecto, qualquer decisão sobre o campeonato deve passar por uma aprovação dos clubes”, afirma Fernanda Soares, advogada especialista em direito desportivo e colunista do Lei em Campo.

Para dar tempo para os clubes se programarem em relação às fornecedoras de materiais esportivos, a regra, que aparece no artigo 2 do regulamento da Serie A, foi divulgada com uma temporada de antecedência.

A equipe mais prejudica com essa regra seria o Sassuolo, que veste um uniforme principal listrado com as cores verde e preto. O recém promovido Venezia também, uma vez que tem o verde, laranja e preto como suas cores principais. Outros times como a Lazio e a Inter de Milão já utilizaram o tom em seus terceiros uniformes. Nesses casos, todas as equipes terão que buscar alternativas.

A liga também determina que os uniformes alternativos sejam contrastantes, ou seja, um claro e outro escuro.

“Cada clube deve ter um uniforme de primeiro jogo, com cores oficiais próprias, que deve usar nos jogos em casa e nos jogos fora de casa em que não haja confusão de cores com a equipe adversária”, explicou a federação italiana em comunicado.

Crédito imagem: Getty Images

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.