Pesquisar
Close this search box.

CAS bane Rússia de competições esportivas por dois anos por esquema de doping

O CAS (Corte Arbitral do Esporte) anunciou nesta quinta-feira (17) que a Rússia não poderá participar da Olímpiada de Tóquio em 2021. A decisão foi proferida após um recurso movido pela agência antidoping local.

Dessa forma, o país fica proibido de enviar atletas ao evento, previsto para acontecer de 23 de julho a 8 de agosto do ano que vem. A sanção também vale para a próxima Olimpíada e para a Copa do Mundo do Qatar em 2022.

“O painel do CAS determinou por unanimidade que a RUSADA (Agência de Antidoping da Rússia) não está em conformidade com o Código Anti-Doping Mundial (WADC) em conexão com sua falha em obter a entrega dos dados subjacentes para a WADA”, diz parte da decisão da corte.

No entanto, o CAS também anunciou que a punição passou de quatro para dois anos, contando a partir desta quinta-feira, 17 de dezembro, até 16 do mesmo mês de 2022. Diante da situação, os atletas russos até poderão participar de competições internacionais, mas não poderão fazer alusão ao país, obrigando a criação de equipes e uniformes neutros.

A Rússia havia sido banida de participar de competições internacionais por quatro anos após uma decisão da WADA (Agência Mundial Antidoping) por conta do escândalo de doping em atletas russos financiados pelo governo.

Crédito imagem: AFP

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.