Pesquisar
Close this search box.

CBF atende à exigência da Fifa e cria janela nacional de transferências para 2022

O futebol brasileiro terá uma importante mudança a partir da próxima temporada. Nos últimos dias, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) encaminhou um ofício aos clubes e federações para informar a criação de uma janela nacional de transferências para 2022. A medida atende a uma exigência feita pela Fifa – entidade máxima do futebol.

De acordo com o ‘ge’, o que muda na prática é que os dois períodos de registros de novos jogadores que se antes limitavam às transferências internacionais, agora terão que ser respeitados, também, para registro de transferências entre clubes brasileiros, com as mesmas regras e exceções.

Na temporada 2022, as janelas de transferências serão:

– Primeiro semestre: de 19 de janeiro a 12 de abril;

– Segundo semestre: de 18 de julho a 15 de agosto.

Ainda segundo o site, nesse primeiro momento, a regra valerá apenas para os clubes das Séries A e B do futebol masculino. A tendência é que ela seja estendida para os demais a partir de 2023.

Com a novidade, nenhuma transferência nacional poderá ser feita fora do período especificado. As exceções, tal qual em transações internacionais, são aqueles atletas sem vínculo com qualquer clube ou que tiveram contrato rescindido antes do término dessas janelas.

Os jogadores emprestados também só poderão retornar aos seus times de origem dentro das janelas.

“Os períodos de transferência internacional e nacional vão coincidir, sob as mesmas regras e exceções. A Fifa já tinha colocado isso no regulamento, e fizemos o pleito para termos um período de adaptação”, explicou Reynaldo Buzzoni, diretor de registro, transferência e licenciamento de clubes da CBF, ao ‘ge’.

O dirigente acredita que a mudança irá requisitar um melhor planejamento por parte dos clubes.

“Vai ter que ser feita uma melhor gestão dos elencos. A janela fecha após a primeira rodada do Brasileiro (em 2022), e o clube terá que utilizar aquele time por três meses até a abertura do período seguinte, em agosto”, acrescentou.

As mudanças deverão ser oficializadas no Regulamento Nacional de Registro e Transferência nos próximos dias.

Crédito imagem: Flamengo

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.