Pesquisar
Close this search box.

CBF convida comentaristas para curso do VAR

A Confederação Brasileira de Futebol começou a temporada de cursos do VAR para o Brasileirão 2020.

Neste primeiro momento, a CBF está reunindo do dia 2 a 6 de março, no Rio de Janeiro, seus assessores do VAR para passar protocolos, dados, padronizações, conceitos de regras, diretrizes, linha de interferência entre outras coisas.

E em um fato inédito convidou os comentaristas de arbitragem das emissoras de TV para acompanhar o que será pedido e instruído com o intuito de informação e transparência.

Esses assessores passarão, em cursos futuros, para os árbitros homologados a atuarem com o VAR e em pré-temporadas em todos os estados do Brasil as informações que estão recebendo.

A estrutura do VAR está toda montada no curso para o treinamento, onde os assessores treinam o uso da ferramenta e os comentaristas podem acompanhar tudo que acontece.

Uma das intenções da CBF é utilizar o VAR descentralizado durante o Brasileirão, ou seja, a central do VAR será no Rio de Janeiro, mas talvez não aconteça em todos os  jogos logo no começo do campeonato, pois há a questão da estruturação necessária com fibra ótica nos estádios que pode levar algum tempo.

Outra novidade é o Departamento de Arbitragem estar de malas prontas para sair do prédio da CBF e se alocar em outro local no Rio, próximo a Confederação, porém não mais na sede.

Até o final do curso talvez mais novidades apareçam e estou aqui acompanhando com o jargão do VAR “mínima interferência e máxima eficiência”.

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.