Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CBF prepara estudo sobre grama sintética para apresentar aos clubes no próximo Conselho Técnico

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está finalizando um estudo sobre o uso de gramados sintéticos, que será apresentado aos clubes durante o próximo Conselho Técnico, que acontecerá na próxima quarta-feira (12), 17 dias antes do início do Brasileirão. A informação foi divulgada pelo jornal ‘O Globo’.

O tema voltou à pauta depois que diferentes jogadores, entre eles Neymar, Lucas Moura, Coutinho, iniciarem uma campanha nas redes sociais onde expressaram preocupações sobre os possíveis riscos que os gramados artificiais podem representar à saúde e ao desempenho dos atletas.

Diante disso, a CBF está preparando um estudo para ser apresentado durante o conselho. O objetivo é alimentar o debate com informações científicas, já que a entidade não participa das tomadas de decisão.

“Eu acredito que (esse debate) vai ser feito. O presidente da comissão médica da CBF, o doutor Jorge Pagura, já está concluindo um estudo, ouvindo vários médicos. E também (incluindo) aquela informação científica, aquele julgamento científico daquilo que pode ser ruim para os atletas ou que pudesse trazer qualquer consequência”, disse Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, ao jornal.

“Acreditamos que na reunião do conselho técnico esse estudo já esteja feito e o próprio doutor Jorge Pagura vai apresentar lá para os clubes. Antes, porém, tratando com cada médico de cada clube da Série A e da Série B”, acrescentou o dirigente.

A FIFA não permite o uso de grama sintética em suas competições. Porém, a entidade máxima do futebol autoriza que ela seja utilizada em torneios continentais, nacionais e regionais.

No Brasil, onde o uso é permitido, dois clubes da Série A contam com o piso artificial em seus estádios: Palmeiras e Botafogo. Já a NeoQuímica Arena, do Corinthians, possui gramado híbrido (onde cerca de 5% dele não é natural). Por fim, a Arena MRV, do Atlético-MG, está em processo de implementação do sintético.

Crédito imagem: Vitor Silva/Botafogo

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.