O Conselho Técnico da CBF, realizado na última quarta-feira (12), tratou de dois temas que poderão fazer parte de edições futuras do Campeonato Brasileiro: a redução de quatro para três times rebaixados e um limite no número de atletas estrangeiros por clube.
De acordo com o GE, a tendência é que estes temas voltem a ser debatidos nos próximos meses. Porém, uma suposta implementação destas novas regras só aconteceria a partir de 2027.
No caso dos atletas estrangeiros, o Regulamento Geral de Competições (RGC) atual prevê a utilização de nove nomes. A expectativa é conseguir reduzir para seis.
Contudo, será debatida ainda uma redução gradativa do uso de estrangeiros até que se alcance o número de seis atletas. Já com relação aos times que forem rebaixados, o principal argumento é que 20% da competição cair para uma divisão inferior é um número considerado alto.
Diante disso, existe o desejo de alguns dirigentes em reduzir para três. Porém, esta medida é um pouco mais complexa, uma vez que envolveria as quatro divisões nacionais existentes no calendário nacional (A, B, C e D).
Crédito imagem: Lucas Figueiredo/CBF
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo