A Premier League definiu o que fazer com os seis clubes da Inglaterra envolvidos na criação da Superliga Europeia. De acordo com o jornal ‘Daily Mail’, Arsenal, Chelsea, Manchester City, Manchester United, Liverpool e Tottenham serão multados em 22 milhões de libras (R$ 156 milhões na cotação atual) pela fundação da competição. A medida deverá ser oficializada ainda nesta quarta-feira (9).
A sanção é vista como branda pelos clubes envolvidos, uma vez que o valor total dividido pelos seis clubes resultará em um prejuízo de 3,7 milhões de libras (R$ 26,3 milhões) para cada um, valor de baixo impacto econômico para as equipes. Segundo o jornal, a quantia ainda não seria paga de forma imediata, o que facilitaria ainda mais para os membros do chamado Big-Six.
A tendência é de que todo o dinheiro arrecadado seja utilizado para iniciativas envolvendo torcedores, comunidades carentes e o desenvolvimento das categorias de base. De acordo com o ‘Daily Mail’ isso seria considerado uma vitória dos seis clubes, já que eles não queriam que o dinheiro da punição fosse repassado para as outras 14 equipes que disputam a Premier League.
Por fim, o jornal afirma que a Premier League passará a prever punições pesadas para outros clubes que tentaram participar da criação de ligas independentes da Fifa e da Uefa. Qualquer movimento do tipo levará à perda de 30 pontos na tabela, o que poderia ocasionar no rebaixamento dos envolvidos, além de multa na casa dos 25 milhões de libras.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!