Pesquisar
Close this search box.

COB lança cartilha com políticas para combater manipulação de resultados no esporte olímpico

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) lançou, na última segunda-feira (5), sua Política de Enfrentamento à Manipulação de Resultados.  O objetivo do documento é desenvolver mecanismos eficazes de proteção para as mais diferentes competições em todas as modalidades e manter o esporte olímpico brasileiro íntegro e livre de qualquer tipo de fraude ou manipulação.

“O COB tem por atribuição proteger os valores olímpicos e o combate à manipulação de partidas, assim como o combate à dopagem no esporte, é um dos pontos de atenção que assumimos como prioritário no Brasil apoiando esta importante iniciativa do COI”, declarou o presidente do COB, Paulo Wanderley.

De acordo com o COB, a nova política, que já vale para os Jogos Olímpicos de Tóquio e prevê sanções para quem descumpri-la, reafirma o compromisso da entidade com o Código do Movimento Olímpico em relação ao Combate à Manipulação de Competições e sua cooperação com o Comitê Olímpico Internacional (COI) na prevenção à manipulação de competições.

O documento prevê a promoção da educação e conscientização através da criação de uma cartilha com orientações, realização de cursos e palestras, e a implementação de um Código de Prevenção e Combate à Manipulação de Competições em conformidade com o Código do Movimento Olímpico.

Esse Código estimula a implementação de mecanismos de estímulos a denúncias por meios de canais de ouvidoria, proteção aos denunciantes e serviços de inteligência para identificar e informar casos de manipulação no esporte olímpico brasileiro.

“Saudamos o Comitê Olímpico do Brasil pela adoção da política de combate à manipulação de competições, baseada na estratégia de três pilares da Unidade do Movimento Olímpico. Esperamos continuar a apoiar o COB no desenvolvimento de atividades relevantes, nomeadamente na adoção de normas e no desenvolvimento de atividades de sensibilização e inteligência”, disse Friedrich Martens, chefe da Unidade do Movimento Olímpico na Prevenção da Manipulação de Competições do COI.

As denúncias poderão ser feitas dentro do site do COB, por telefone ou e-mail.

Crédito imagem: COB

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.