O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta terça-feira (19) que os atletas russos e bielorrussos não poderão participar do desfile de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris.
De acordo com o ‘ge’, o COI entendeu que a parada das nações é destinada apenas às delegações. Sendo assim, os russos e bielorrussos, que vão competir sob bandeira neutra por conta da guerra na Ucrânia, serão barrados da cerimônia.
“A decisão foi unânime. A lógica é muito clara para nós. Atletas neutros individuais vão competir como indivíduos, e a parada da abertura é um desfile para delegações e times. Eles não estarão em nenhuma delegação”, afirmou James MacLeod, diretor do COI para relações com os comitês olímpicos nacionais.
A medida foi anunciada depois do primeiro dia de reuniões do Conselho Executivo do COI em Lausanne, na Suíça.
O COI ressaltou que se baseou no precedente de Barcelona 1992, quando os atletas da Iugoslávia competiram como neutros e não desfilaram na abertura dos Jogos.
Os atletas russos e belarussos vão poder acompanhar a cerimônia às margens do Rio Sena, mas o COI não detalhou como eles vão participar da festa. Ainda não foi decidida a participação desses atletas na cerimônia de encerramento.
Crédito imagem: Richard Heathcote/Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!