Com divergência sobre distribuição de receitas, reunião da LIBRA na CBF é cancelada

Após os 23 integrantes do grupo ‘Futebol Forte’ marcaram um encontro próprio no próximo dia 16, os fundadores da Libra (Liga Brasileira de Futebol) decidiram cancelar a reunião desta quinta-feira (12), na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), no Rio de Janeiro. Na semana passada, o Lei em Campo apurou a situação e já havia alertado sobre essa possibilidade.

Os fundados da LIBRA (Corinthians, São Paulo, Santos, Palmeiras, Bragantino, Ponte Preta, Cruzeiro, Flamengo e Vasco) optaram por esperar pela formalização da proposta dos opositores para realizar uma nova reunião geral para negociar o estatuto.

Nesta semana, os 23 clubes das Séries A e B do ‘Futebol Forte’ divulgaram um manifesto onde já haviam dito que não participariam do encontro na entidade brasileira. O grupo diz que quer analisar e fazer observações no estatuto de fundação da LIBRA. O plano é convocar uma reunião posterior com os fundadores para expor as reivindicações.

A principal discussão entre os clubes está na distribuição de receita. O estatuto assinado pelos clubes paulistas e o Flamengo prevê que 40% da receita seja dividida igualmente entre todos os participantes da competição, 30% de acordo com a performance e outros 30% por engajamento.

O grupo ‘Futebol Forte’ quer que a divisão siga os moldes da Premier League: 50% igualmente, 25% por performance e 25% da receita nos critérios de engajamento.

De acordo com o estatuto da CBF, para haver a formalização da liga na entidade é necessário que haja a adesão de ao menos 13 clubes.

Crédito imagem: CBF

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Últimas Notícias

Colunas

Seções

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.