No último sábado (9), o Catania, um dos clubes mais tradicionais do futebol italiano, foi excluído da terceira divisão do campeonato nacional após ter sua falência decretada. A confirmação foi feita pelo presidente da Lega Serie C, Francesco Ghirelli.
“Com muita dor, tenho de confirmar que o clube teve sua falência decretada e não vai poder continuar na Serie C. É uma situação que eu, como presidente da Liga, queria nunca ter de lidar”, declarou.
Agora, o Catania terá que passar pelo mesmo processo que clubes como o Parma e o Palermo enfrentaram, fechando suas portas e recomeçando do zero como um novo time.
Fundado inicialmente em 1946, o Catania decretou falência em dezembro do ano passado. Com uma dívida de 56 milhões de euros (R$ 360 milhões), o clube teve seu plano de recuperação recusado pelas autoridades financeiras de futebol da Itália.
O Catania disputou 17 temporadas na elite do futebol italiano e é considerado um dos clubes mais populares da Sicília, região sul do país, onde tem o Palermo como seu rival.
Essa não é a primeira vez que o Catania passa por essa situação. Por conta de irregularidades financeiras, o clube teve que ser recriado em 1993.
Crédito imagem: Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!