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Com lançamento do Galo Ads, Atlético-MG se torna primeiro clube do Brasil a usar base de dados para gerar negócios

O Atlético-MG inovou e lançou nesta terça-feira (17) a plataforma ‘Galo Ads’, tecnologia que permitirá a veiculação de anúncios e campanhas nos canais oficiais do Galo em troca de receitas. Com a oficialização, o clube se tornou o primeiro do futebol brasileiro a explorar e utilizar sua base de dados para gerar negócios.

“A equipe de inovação do Atlético Mineiro tem buscado formas de sair do óbvio na busca por novas receitas. Isso é positivo, especialmente num clube que gera cerca de R$ 200 milhões anuais de receita e está num processo acelerado de crescimento. O potencial de desenvolvimento desse negócio é uma incógnita. A estimava é de que o clube tenha 4 milhões de torcedores, então esse passa a ser um tamanho limite de alcance. E o patrocinador acaba ponderando isso, testando mais no começo e avaliando retornos”, avalia o economista César Grafietti.

“É realmente inovador! De acordo com nosso estudo (Sports Value), o Atlético-MG tem até R$ 22 milhões para gerar com seus ativos digitais. Só para se ter uma ideia, esses ativos valem mais que os patrocínios de camisa. É fundamental o clube saber quanto eles valem e como fazer para monetizar. Ter conhecimento de qual é a audiência, que horário é o melhor… tudo isso acaba impactando muito em novas receitas que não existem hoje”, afirma o consultor de marketing Amir Somoggi.

Segundo o Atlético-MG, a nova plataforma surge “para complementar as estratégias de marketing”, ou até como opção alternativa diante das já existes no segmento, como o Facebook Ads, Google Ads e UOL Ads. Um dos diferenciais do ‘Galo Ads’ é o fato de conhecer exatamente o seu público alvo, onde carrega uma conexão emocional, gerando um vínculo e cumplicidade mais forte.

“A solução utiliza tecnologia e inteligência dos dados previamente armazenados para gerar negócios. O nível de detalhes e conhecimento dessa base é o diferencial para entregar assertividade. É por meio dessas informações que será possível, por exemplo, personalizar conteúdos, oferecendo ao torcedor exatamente aquilo que ele deseja, como já acontece, por exemplo, em plataformas streaming de vídeos e música”, explicou o clube em comunicado oficial.

Diante disso, a expectativa é de que eventuais anúncios terão maior assertividade no Galo Ads do que em outras plataformas disponíveis no mercado, uma vez que o conteúdo é bem direcionado ao seu público, no caso, os torcedores.

“O novo formato publicitário vai permitir que eventuais patrocinadores interessados em associar sua marca à de um time vencedor e de massa, como o Atlético (mas que se viam impossibilitados em razão dos valores praticados no mercado do futebol), possam se tornar parceiros digitais, com investimentos acessíveis”, completou o Galo.

Grafietti afirma que o lançamento da plataforma é uma aposta válida. “A vantagem para o clube é o baixo risco, afinal é uma receita que não existia, e não terá um tamanho que venha a ser relevante na composição total do clube”, ressaltou o economista.

A iniciativa surgiu da parceria entre Atlético-MG e FanHub, empresa especializada em inteligência de dados e anúncios digitais no esporte e entretenimento.

Para o CEO do Atlético-MG, Plínio Signorini, a “mídia direcionada possibilitará resultados palpáveis, com investimentos acessíveis”.

É importante destacar que as maiores empresas do mundo passaram a oferecer experiências digitais exclusivas para conhecer melhor seus usuários e conectá-los aos melhores produtos e serviços de anunciantes, gerando monetização para as mesmas. Um levantamento feito pela Visual Capitalist revelou que 98,5% do faturamento do Facebook é baseado em anúncios digitais, enquanto no Google, 85% vem do Ads.

Segundo um estudo da Sports Value, empresa especializada em marketing esportivo, os clubes podem ganhar muito dinheiro novo explorando seus ativos digitais nas redes sociais.

“Os ativos digitais estão cada vez mais presentes no futebol. Estamos felizes em trabalhar com o Atlético para conectar torcedores e anunciantes por meio da tecnologia e inteligência de dados, tocando o fã onde ele realmente está”, finalizou o diretor executivo da FanHub, Marden Menezes, ao site do clube mineiro.

Crédito imagem: Atlético-MG/Divulgação

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