O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou, na última segunda-feira (16), a criação da Comissão Mulher no Esporte. Segundo a entidade brasileira, a iniciativa tem como objetivo fomentar a participação feminina, promover a igualdade de gênero, além de auxiliar no estabelecimento de políticas que propiciem a promoção e a capacitação da mulher no esporte.
“A Comissão Mulher no Esporte foi criada para que, de forma interdisciplinar, pessoas com diversos olhares pudessem contribuir com sugestões e informações relacionadas ao Movimento Olímpico, sob a perspectiva da mulher no esporte. O COB entende a importância da área e, desta forma, busca o equilíbrio da representatividade no meio esportivo entre homens e mulheres”, destacou o presidente do COB, Paulo Wanderley.
O grupo é composto por Isabel Swan, coordenadora da área Mulher no Esporte e um representante de cada uma das seguintes áreas: Governança, Jurídica, Cultura e Valores Olímpicos, Desenvolvimento Esportivo, Alto Rendimento, Psicologia, Comunicação, Instituto Olímpico Brasileiro e Recursos Humanos. Os nomes foram designados pelos respectivos diretores e nomeados pelo diretor-geral.
Também integram a equipe uma atleta de alto rendimento (Etiene Medeiros, da natação), uma treinadora esportiva (Martha Rocha, da vela) e uma médica (Tathiana Parmigiano, ginecologista). A expectativa é que a comissão se reúna a cada três meses.
A iniciativa do COB está alinhada às diretrizes do Comitê Olímpico Internacional (COI) que, em seu Programa Olímpico para Paris 2024, estabelece a igualdade de gênero, com 50% de participação masculina e 50% feminina, algo inédito na história dos Jogos.
Crédito imagem: Rafael Bello/COB
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!