A Comissão de Esporte do Senado realizará uma audiência pública, ainda sem data definida, para discutir a criação de uma liga para o futebol brasileiro. O requerimento, aprovado nesta quarta-feira (4), é do presidente da comissão, senador Romário (PL-RJ).
“Dos 10 campeonatos nacionais mais rentáveis e relevantes no mundo, só o brasileiro não é organizado por uma liga independente de clubes. Isso tem impedido os clubes de se organizar de forma autônoma, construir um pacote único de comercialização dos jogos e fazer as reformas modernizantes e estruturais em nosso mercado da bola”, justificou Romário.
Romário convidará para a audiência pública o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim; o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt; o presidente do Internacional, Alessandro Barcellos; e o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani. Também serão chamados Flavio Zveiter, representando a entidade Liga do Futebol Brasileiro (Libra); Guilherme Benchimol, CEO da XP Investimentos; e Sergio Carneiro, do fundo Mubadala.
Para Romário, a partir da efetivação de uma liga na organização do Campeonato Brasileiro, será dobrado o valor de venda da comercialização dos direitos de transmissão. E, no médio prazo, “a expectativa é que a valorização seja ainda maior”. No entanto, o senador aponta que até o momento, os principais clubes do futebol brasileiro ainda vivem um impasse, criando ligas que não reúnem em torno de um projeto comum, divisão essa que representa “uma ameaça concreta à formação de uma liga efetiva”.
Ainda não há previsão de quando será realizada a audiência pública.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!