O Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês) informou que os dois atletas que participariam dos Jogos Paralímpicos de Tóquio pelo Afeganistão foram retirados do país com sucesso. O destino da dupla não foi revelado pela entidade.
“Esforços foram feitos para removê-los do Afeganistão. Agora estão em um lugar seguro. Não posso dizer onde estão porque isso não se trata de esporte, é sobre a vida humana e sobre manter pessoas seguras. Obviamente eles passaram por um processo muito traumático, estou passando por aconselhamento e ajuda psicológica. Estamos sendo informados sobre a localização e bem-estar deles ”, disse o porta-voz do IPC, Craig Spencer.
Zakia Khudadadi e Hossain Rasouli iriam representar o Afeganistão no parataekwondo, mas em virtude da tomada de poder do grupo extremista Talibã, na semana passada, os voos civis foram suspensos, o que impossibilitou a viagem deles para Tóquio.
Khudadadi seria a primeira mulher a representar o Afeganistão nas Paralímpiadas. A jovem de 23 anos usou suas redes sociais para fazer um apelo pedindo ajuda para deixar o país, mas não houve tempo hábil.
Crédito imagem: Reprodução
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!