Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Criminosos usam voz de Dorival Júnior, criada por IA, para dar golpes em jogadores

Por Athos Moura

A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou uma operação nesta quinta-feira (12/12) contra uma quadrilha que deu golpe em pessoas ligadas ao mundo do futebol. De acordo com as investigações, os bandidos usaram uma inteligência artificial para simular a voz do técnico da seleção brasileira, Dorival Júnior, para pedir doações.

“Neste ano, dois jogadores de futebol foram enganados e receberam mensagens de um perfil que utilizava a foto de Dorival Júnior, técnico da Seleção Brasileira. Os criminosos também passaram a enviar um áudio com a voz do treinador, possivelmente feito por meio de inteligência artificial, para ganhar a confiança das vítimas e, em seguida, pedir doações para ajudar a população afetada pela chuva na Região Sul do país”, diz a Polícia do Rio.

Os agentes cumpriram três mandados de busca e apreensão em sete endereços na cidade de Itaperuna, no Norte Fluminense. De acordo com os investigadores, esse golpe já vinha sendo aplicado desde 2022. Os criminosos também já se passaram pelo ex-jogador Elias Mendes Trindade, que se destacou principalmente no Corinthians.

“O grupo utilizou uma foto dele em um perfil falso de aplicativo de mensagem e solicitou a outros jogadores, ex-jogadores e técnicos uma doação para ajudar a salvar uma criança que tinha uma doença rara. Inclusive, os criminosos pediram que a vítima gravasse um vídeo encorajando outras pessoas a doarem para dar maior veracidade ao golpe”, afirmou o comunicado da Polícia Civil.

Os policiais identificaram o líder da quadrilha, que não teve o nome revelado. No entanto, ele é acusado de já ter aplicado golpes semelhantes em dezenas de personalidades. Ele já responde pelo mesmo crime em Minas Gerais, onde nasceu.

Crédito imagem: Rafael Ribeiro/CBF

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.