Pesquisar
Close this search box.

Entenda no que Cruzeiro vai se basear para denunciar Flamengo

O Cruzeiro resolveu denunciar o Flamengo na CBF e na FIFA por aliciamento do jogador Giorgian de Arrascaeta. Segundo informações do portal globoesporte.com, o clube mineiro não gostou da forma como o Flamengo resolveu tentar tirar Arrascaeta da Toca da Raposa, falando primeiro com o procurador e com Arrascaeta antes de procurar o Cruzeiro, com uma oferta salarial três vezes maior do que o uruguaio recebe no Cruzeiro.

Outro clube brasileiro descontente com o assédio aos seus jogadores é o Palmeiras. “Eles batem aqui, eu não quero vender. Beleza, eles vão no jogador, oferecem oito, dez, 15 vezes mais do que os jogadores ganham aqui”, falou o diretor do Palmeiras Alexandre Mattos sobre o que ele considera assédio ao jogador Dudu por parte dos chineses, que teriam acenado com um salário de 8 milhões de euros, livres de impostos, por ano, para o jogador.

Para tentar evitar casos como esses, a CBF publicou nesta semana a atualização do Regulamento Nacional de Registro de Transferências de Atletas de Futebol. O artigo 27 do documento diz que “condutas abusivas que tenham o objetivo de forçar uma parte (jogador, técnico ou clube) a rescindir ou alterar um contrato podem configurar motivo justo para a rescisão do vínculo”.

O Cruzeiro prepara representação formal contra o Flamengo na FIFA, pedindo que o rubro-negro carioca seja punido. Pelo Regulamento da FIFA sobre o Status e a Transferência de Jogadores, no artigo 18, há, sim, a possibilidade de o Flamengo ser punido.

“Um clube que pretende celebrar um contrato com um profissional deve informar o clube atual do jogador por escrito antes de entrar em negociações com ele. Um profissional só será livre para concluir um contrato com outro clube se seu contrato com seu clube atual expirou ou expirará dentro de seis meses. Qualquer violação desta disposição está sujeita a sanções adequadas”, diz o documento.

Em entrevista ao SporTV, o vice-presidente do Cruzeiro Itair Machado explicou o imbróglio.

“Eu solicitei ao Flamengo, ou paga o Cruzeiro ou retira a proposta, porque o procurador (do Arrascaeta) continua peitando o Cruzeiro, porque a proposta que está na mão dele ainda tem valor, então o aliciamento do Flamengo continua a cada dia”, afirmou Itair.

Em 2005, por conta de uma reunião entre Ashley Cole, então jogador do Arsenal, José Mourinho, técnico do Chelsea à época, e o Chelsea, as três partes foram multados pela Premier League por violarem a regra K5, que “impede jogadores contratados ou seus representantes de se aproximarem de outros clubes”.

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.