Pesquisar
Close this search box.

Decisão da FIFA favorável ao Palmeiras não deve abrir precedentes, avaliam especialistas

O Palmeiras anunciou nesta sexta-feira (2) que o atacante Dudu e o zagueiro Pedrão estão liberados para voltar a atuar pelo clube. O Verdão, por meio de seu departamento jurídico, conseguiu a autorização para inscrever os dois jogadores antes da reabertura da janela de transferências internacional, dia 1º de agosto.

“É com grande satisfação que informamos que o Palmeiras, através do seu Departamento Jurídico, conseguiu a liberação imediata de Dudu e Pedrão junto à FIFA”, disse o clube, em nota.

A decisão é considerada inédita, mas apesar disso, não deve abrir precedentes para outros clubes.

“Não acredito que abra precedentes. A situação é única, e envolve contratos assinados antes da pandemia e o retorno de empréstimo de atletas. É um cenário bem específico e que dificilmente se repetirá”, avalia Vinicius Loureiro, advogado especializado em direito desportivo.

Fernanda Soares, advogada especialista em direito desportivo e colunista do Lei em Campo, vai na mesma linha.

“É uma decisão importante, mas tenho cautela ao falar de precedente. Estamos diante de uma situação excepcional; a alteração no calendário das janelas foi decorrente da pandemia. De qualquer forma, mostra uma flexibilidade importante da FIFA, compreendendo a excepcionalidade do momento”, afirma a especialista.

Após a decisão da FIFA, agora o Palmeiras precisa registrar os dois atletas no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para poder escala-los.

A princípio, o Palmeiras só poderia inscrever Dudu e Pedrão quando a janela de transferências internacional fosse reaberta, no caso, dia 1º de agosto. Na última quarta-feira (30), o clube foi à FIFA para pedir essa antecipação, alegando que a pandemia de Covid-19 causou impactos no calendário e que por isso precisava utilizar os atletas o mais breve possível.

Dudu e Pedrão se reapresentaram na Academia de Futebol do Palmeiras na quinta-feira, após seus contratos de empréstimos com o Al Duhail (Catar) e Nacional (Portugal), respectivamente, vencerem.

Crédito imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.