A diretoria executiva do Comitê Olímpico Internacional (COI) recomendou nesta segunda-feira (17) a inclusão do boxe nos Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles, nos Estados Unidos, colocando um ponto final sobre o futuro olímpico do esporte. A informação foi divulgada pela ‘Reuters’.
Em fevereiro, o COI concedeu reconhecimento provisório à federação World Boxing, um passo importante para a inclusão do esporte na agenda dos Jogos Olímpicos de 2028.
“Após o reconhecimento provisório da World Boxing em fevereiro, estávamos em posição de tomar essa decisão, de modo que essa recomendação tem que ir para a sessão”, disse o presidente do COI, Thomas Bach.
A recomendação agora será colocada em votação na sessão do COI na Grécia, que acontecerá nesta semana, e espera-se que seja aprovada facilmente, com o boxe entre os esportes olímpicos populares.
“Estou confiante de que a sessão a aprovará.”, disse Bach.
A competição de boxe em Paris-2024 foi administrada pelo COI depois que a Associação Internacional de Boxe foi destituída do reconhecimento em 2023 por não ter implementado reformas de governança e finanças.
O COI não incluiu o esporte no programa inicial de Los Angels-2028, tendo solicitado às federações nacionais de boxe que criassem um novo órgão global de boxe. A World Boxing, agora com mais de 80 federações nacionais como membros, foi lançada em 2023.
“Esta é uma decisão muito significativa e importante para o boxe olímpico e leva o esporte um passo mais perto de ser restaurado ao programa olímpico”, disse Boris van der Vorst, presidente da World Boxing, em um comunicado.
Crédito imagem: PeopleImages | Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo