Pesquisar
Close this search box.

Djokovic admite erro em formulário de entrada na Austrália e se diz arrependido de não cumprir isolamento após testar positivo para Covid-19

Horas após a imprensa australiana levantar a hipótese de que Novak Djokovic poderia ter mentido ao preencher o formulário de entrada ao país, o tenista número 1 do mundo usou suas redes sociais nesta quarta-feira (12) para se pronunciar sobre o assunto. De acordo com ele, ocorreu um “erro humano” não intencional no momento do preenchimento por parte de seu agente.

“Meu agente sinceramente pede desculpas pelo erro administrativo ao marcar a caixa incorreta sobre minha viagem anterior antes de vir para a Austrália. Este foi um erro humano e certamente não deliberado. Estamos vivendo tempos desafiadores em uma pandemia global e às vezes esses erros podem ocorrer”, disse Djokovic.

O tenista aponta no documento que não realizou nenhuma viagem nos 14 dias que antecederam sua ida à Austrália. No entanto, em suas redes sociais, há fotos provando que ele não cumpriu com essa exigência para entrar no país.

Além disso, o sérvio também admitiu que concedeu uma entrevista coletiva ao jornal francês ‘L’Equipe’ mesmo após testar positivo para Covid-19. Djokovic recebeu o diagnóstico no dia 16 de dezembro e conversou com o jornal no dia 18.

De acordo com Djokovic, todos os compromissos do dia foram cancelados, exceto o bate-papo com o jornal.

“Senti-me obrigado a dar a entrevista ao L’Equipe, pois não queria decepcionar o jornalista, mas me assegurei de me distanciar socialmente e usar uma máscara, exceto quando minha fotografia estava sendo tirada”, escreveu o tenista.

Por fim, Djokovic disse que, após a entrevista, se arrependeu e que o bate-papo deveria ter sido remarcado.

“Enquanto estava indo para casa após a entrevista para me isolar pelo período necessário, refletindo, isso foi um erro de julgamento e aceito que deveria ter remarcado esse compromisso”, encerrou.

Devido ao imbróglio com as autoridades australianas, Djokovic ainda não sabe se disputará o Australian Open, apesar de ter sido confirmado como cabeça de chave número 1 do masculino.

Confira a íntegra da declaração de Djokovic

“Quero abordar a desinformação contínua sobre minhas atividades e participação em eventos em dezembro, antes do resultado positivo do meu teste PCR COVID.

Esta é uma desinformação que precisa ser corrigida, particularmente no interesse de aliviar a preocupação mais ampla da comunidade sobre minha presença na Austrália e abordar assuntos que são muito dolorosos e preocupantes para minha família.

Quero enfatizar que tenho me esforçado muito para garantir a segurança de todos e meu cumprimento das obrigações de teste.

Assisti a um jogo de basquete em Belgrado em 14 de dezembro, após o qual foi relatado que várias pessoas deram positivo com COVID 19.

Apesar de não ter sintomas de COVID, fiz um teste rápido de antígeno em 16 de dezembro que deu negativo e, com muita cautela, também fiz um teste PCR oficial e aprovado no mesmo dia.

No dia seguinte participei de um evento de tênis em Belgrado para entregar prêmios para crianças e fiz um teste rápido de antígeno antes de ir ao evento, e deu negativo.

Eu estava assintomático e me sentia bem, e não recebi a notificação de um resultado positivo do teste de PCR até depois desse evento.

No dia seguinte, 18 de dezembro, eu estava no meu centro de tênis em Belgrado para cumprir um compromisso de longa data para uma entrevista e sessão de fotos do L’Equipe. Cancelei todos os outros eventos, exceto a entrevista ao L’Equipe.

Senti-me obrigado a dar a entrevista ao L’Equipe, pois não queria decepcionar o jornalista, mas me assegurei de me distanciar socialmente e usar uma máscara, exceto quando minha fotografia estava sendo tirada.

Enquanto estava indo para casa após a entrevista para me isolar pelo período necessário, refletindo, isso foi um erro de julgamento e aceito que deveria ter remarcado esse compromisso.

Sobre a questão da minha declaração de viagem, ela foi enviada pela minha equipe de suporte em meu nome – como eu disse aos funcionários da imigração na minha chegada – e meu agente sinceramente pede desculpas pelo erro administrativo ao marcar a caixa incorreta sobre minha viagem anterior antes de vir para a Austrália.

Este foi um erro humano e certamente não deliberado. Estamos vivendo tempos desafiadores em uma pandemia global e às vezes esses erros podem ocorrer.

Hoje, minha equipe forneceu informações adicionais ao governo australiano para esclarecer esse assunto.

Embora eu tenha sentido que era importante abordar e esclarecer informações erradas, não farei mais comentários por respeito ao governo australiano e suas autoridades e ao processo atual.

É sempre uma honra e um privilégio jogar o Aberto da Austrália. O Aberto da Austrália é muito amado por jogadores, fãs e pela comunidade, não apenas em Victoria e na Austrália, mas em todo o mundo, e eu só quero ter a oportunidade de competir contra os melhores jogadores do mundo e me apresentar diante de uma das melhores torcidas do mundo.”

Crédito imagem: Getty Images

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.