Na última semana foi anunciado o e-Paulistão, a competição de futebol virtual (Pro-Evolution Soccer) organizada pela Federação Paulista de Futebol, que promete ser o maior estadual de futebol virtual do Brasil.
No eSport Legal dessa semana iremos abordar tanto os bastidores quanto a competição em si.
A Gestão da Competição – Empresa Especializada em eSports
Seguindo o exemplo dos clubes de futebol com maior sucesso no esporte eletrônico no Brasil, a Federação Paulista de Futebol não fará a gestão do campeonato de forma direta, em vez disso contará com uma empresa especialista na área para tanto.
Quem fará toda a operação é a F7WA, formada recentemente a partir da junção de várias empresas do ramo dos esportes eletrônicos e do entretenimento em geral. A holding já foi criada com projeto ambicioso de oferecer soluções em diversas áreas através de cinco empresas diferentes: 7WBusiness, 7WPlay, 7WBroadcast, 7WTech e 7WHospitality.
Os sócios da holding são Daniel Salvatori, Adriano Echeverria, Tatiane Costa, Moacyr Alves e Felipe Carvalho, todos conhecidos do mercado esportivo ou do entretenimento. É possível identificar que estarão ligados de forma mais direta com o esporte eletrônico os sócios Moacyr Alves (ex-ESL, empresa referência em operação de competições de esports no mundo) e Felipe Carvalho (que até então dirigia a TTB, agência de marketing focada em esporte no geral, mas com ampla experiência no esporte eletrônico).
O e-Paulistão não é o único produto e nem a FPF o único cliente da empresa recém-criada. A empresa está encabeçando a própria competição de esports, a Kick-Off Eletronic League.
A F7WA também realizará a operação competitiva e de conteúdo do Corinthians e-Football. O anúncio é recente e ainda não há informação se isso significa que o Corinthians agora possui duas licenciantes (uma pra modalidade Free Fire e outra pra o e-Football) ou se o time de Free Fire também será gerido pela F7WA.
Como vai funcionar o e-Paulistão: Primeira Fase
Com calendário próprio e quatro taças a serem disputadas já em 2021, o e-Paulistão passará por duas etapas.
Na primeira, que já teve início, a Federação Paulista de Futebol colaborou com o desenvolvimento do setor de esports de todas as equipes que compõem a série A1 do Paulistão. A ideia é que todos os clubes sejam representados por dois atletas: um já profissional e outro anônimo, a ser selecionado em seletivas que a FPF também se propôs a organizar.
As seletivas – chamadas de e-Paulistão da Torcida – já começaram e qualquer torcedor que queira representar seu time do coração pode fazer a inscrição gratuita pelo site www.e-paulistao.com.br.
Os campeões de cada uma das 16 seletivas – referente a cada um dos clubes que compõem a série A1 do Paulistão – garantirão uma vaga no E-Paulistão Pro, junto com os jogadores profissionais já contratados pelas equipes.
O e-Paulistão da Torcida e o e-Paulistão Pro fecham o calendário do primeiro semestre de 2021 e dará o tom para o que virá a seguir.
Como vai funcionar o e-Paulistão: Segunda Fase
Já no segundo semestre, a expectativa da FPF é que todos os 48 times do Paulistão (das séries A1, A2 e A3) estejam com seu setor de esports pronto para competir no E-Paulistão x3.
O ano seria fechado com a competição E-Paulistão My Club. O MyClub é um modo de jogo, que permite aos jogadores montarem seus times e competirem online através da plataforma do próprio PES.
Palmeiras de FORA! (Por enquanto?)
O Palmeiras até agora não está dentro do e-Paulistão por ser o único clube do paulistão a não fechar um contrato de imagem com a Konami, empresa desenvolvedora do jogo Pro-Evolution Soccer.
O impasse com a desenvolvedora já se estende e é acompanhada pelo mercado de games desde meados do ano passado. A vontade do clube de estar presente tanto no jogo da Konami quanto no jogo da concorrente EA seria a causa do imbróglio.
Cabe a observação de que a CBF possui contrato de exclusividade com a Konami sobre o Campeonato Brasileiro, enquanto a Conmebol licencia a Libertadores para o FIFA, da EA.
Onde será transmitido
Os jogos do e-Paulistão poderão ser assistidos através de transmissão online nos canais da Federação Paulista de Futebol no Youtube e na Twitch.tv
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo