Pesquisar
Close this search box.

Em audiência pública, CBF afirma que retorno do Brasileirão teve resultado positivo

Na manhã desta quarta-feira (19), a Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19 debateu o retorno do futebol. Em uma audiência pública virtual, na Câmara dos Deputados, contou com a presença de representantes de clubes da Série A, CBF, deputados e da imprensa.

Instalada no dia 11 de fevereiro, a comissão, presidida pelo deputado e médico Luiz Antônio Teixeira (PP-RJ), já realizou 76 reuniões sobre os impactos da Covid-19 em diferentes setores da sociedade. O deputado e ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT-SP), foi o responsável por sugerir a conversa sobre o tema.

Primeiro a falar, o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, classificou como ‘sucesso’ a retomada do futebol.

“Tivemos alguns casos relevantes, como o do Goiás e do CSA, mas todos foram tratados com muita responsabilidade, com a suspensão dos jogos ou com a decisão de que os plantéis disponíveis eram possíveis para a partida. Fizemos ajustes necessários, mas o resultado é positivo e nos dá segurança para prosseguir”, afirmou Feldman.

O diretor-médico da entidade brasileira e coordenador do protocolo nacional da CBF, Jorge Pagura, também participou da audiência. O médico traçou um panorama geral e apresentou dados, afirmando que de 4.200 testes PCR-RT realizados até o momento, 116 tiveram resultados positivos.

“Na primeira rodada de testes, antes do Campeonato Brasileiro, foram 74 positivos, cerca de 5,7% do total de testes. Na testagem seguinte, caímos para 1,8% de positivos, cerca de 26 atletas. E agora na última, foram 16 positivos, indicando uma queda de 5,7% para menos de 1% em um intervalo de 15 dias”, detalhou Pagura.

Pagura afirmou que os testes foram realizados nos 60 clubes das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro.

“Os resultados iniciais são altamente positivos. Mostram diminuição acentuada em três rodadas, de 5 para menos de 1%. Hoje temos uma situação controlada, mas não podemos deixar que descontrole”, concluiu o médico.

Os jornalistas e representantes de torcidas organizadas que participaram da audiência criticaram o retorno do futebol.

Crédito imagem: CBF/Divulgação

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.