Search
Close this search box.

Em campanha contra antissemitismo, uso da camisa com número 88 será proibido no Campeonato Italiano

A Serie A, organizadora do Campeonato Italiano, vai proibir o uso do número 88 nas camisas dos jogadores a partir da próxima temporada. A informação foi divulgada pela agência Ansa nesta terça-feira.

O 88 é o número que os nazistas usavam como lema, referente ao grito “Heil, Hitler”, já que o H é a oitava letra do alfabeto. A medida faz parte de um pacote de luta contra o antissemitismo no esporte assinado pelo Governo italiano e Federação Italiana de Futebol (FIGC).

Cada clube se comprometeu a excluir o número 88 na altura que os jogadores escolhem as suas numerações para toda a temporada.

Além disso, os torcedores ficam também proibidos de entrar nos estádios com qualquer símbolo que possa evocar o nazismo ou o antissemitismo, bem como serão punidos caso utilizem linguagem discriminatória.

Em março de 2022, durante o derby entre Lazio e Roma, uma foto viralizou na internet com a imagem de um homem vestindo uma camisa cuja costas exibiam o nome “Hitlerson” e o número “88”.

O caso virou uma investigação promovida pela própria FIGC. Na época, o ministro do Esporte e da Juventude, Andrea Abodi, deu declarações com garantias de consequências sobre o caso.

Mais tarde, o dono da camisa (e outros) acabaram punidos e banidos dos estádios de futebol do campeonato italiano.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.