A IFAB (International Board), órgão regulador do futebol, vai se reunir no próximo final de semana, em Londres, para discutir mudanças importantes para o futebol, em especial medidas que busquem melhorar a dinâmica do jogo. A informação foi divulgada pelo ‘ge’.
De acordo com o site, a mudança mais impactante em pauta é a possibilidade do cronômetro ser interrompido sempre que a bola não estiver em jogo, ou seja, quando houver laterais, faltas, impedimentos, tiros de meta, escanteios e gols.
A Copa do Mundo do Qatar, realizada no final do ano passado, ficou marcada pelos longos acréscimos nas partidas, sendo essa uma tentativa inusitada de recuperar o tempo perdido.
Outra mudança que será analisada, sugerida pelo diretor de desenvolvimento da FIFA, o ex-técnico francês Arsene Wenger, é a de que o jogador atacante não esteja mais em impedimento se tiver qualquer parte do corpo na mesma linha do penúltimo defensor.
Algumas alterações na regra já foram aprovadas e entrarão em vigor na próxima temporada europeia, ou seja, a partir de junho deste ano. Duas delas foram motivadas por casos ocorridos na decisão da Copa do Mundo do Qatar, entre Argentina e França. São elas:
– Gols marcados com a presença de jogadores reservas no campo de jogo, apenas quando não houver interferência destes na jogada, serão permitidos;
– O quarto árbitro poderá auxiliar o árbitro principal da mesma forma que os assistentes de linha já fazem atualmente. Mas a decisão final continuará sendo do juiz de campo;
– Para diminuir o tempo perdido, as comemorações de gol, muitas vezes exageradas, passarão a ser levadas em conta pelo árbitro no momento de considerar os acréscimos;
– Goleiros não poderão mais fazer jogos psicológicos com os cobradores nas disputas de pênaltis.
Crédito imagem: IFAB/Divulgação
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo