Nesta quinta-feira (27), a esgrimista ucraniana Olga Kharlan enfrentou, em Milão, a russa Anna Smirnova, que disputou o Mundial da modalidade como “atleta individual neutra”. Essa foi a primeira vez que atletas dos dois países se enfrentaram desde o início da guerra, em fevereiro de 2022. A informação foi divulgada pela a agência ‘AFP’.
Olga Kharlan derrotou Anna Smirnova e recusou-se a cumprimentar a adversária. Dez minutos após o término do confronto, a russa permaneceu na pista, recusando-se a sair por não ter sido cumprimentada pela adversária. Por conta disso, a ucraniana acabou desclassificada da competição.
Esse foi o primeiro confronto entre atletas dos dois países desde o início da guerra, em fevereiro de 2022. Até então, um decreto do Ministério do Esporte da Ucrânia proibia atletas de suas delegações oficiais de participar de competições com russos ou bielorrussos. A norma, que foi modificada na última quarta-feira (26), agora abrange apenas “atletas que representam a Federação Russa ou a República da Bielorrússia”.
Vale lembrar que os russos foram excluídos de diversos torneios por entidades desportivas e quando foram reintegrados, sob bandeira neutra, sofreram o boicote ucraniano.
Crédito imagem: AFP via Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!