Entender aspectos culturais, seu contexto social e enquadramento jurídico de manifestações da sociedade é fundamental para a proteger a economia do negócio e a própria cultura que ele carrega. Nosso colunista Mauricio Corrêa da Veiga apresenta essa importância de maneira didática e profunda em sua obra A Tourada em Portugal e a Vaquejada no Brasil, Aspectos Jurídicos.
A obra mergulha em aspectos importantes das duas culturas para traçar um paralelo sobre as questões jurídicas que elas apresentam, tendo como fulcro o entendimento de que elas são também manifestações esportivas.
Tanto a vaquejada no Brasil, quanto a tourada em Portugal têm provocado a atenção dos poderes executivo, legislativo e judiciário, em função de sua importância cultural e econômica.
A partir disso, Maurício apresenta conceitos necessários sobre esporte, explica as touradas e vaquejadas para apresentar o entendimento de que elas são manifestações esportivas.
Com profunda atenção a questões culturais e legislativas, o autor mergulha nas constituições dos dois países e na legislação infra-constitucional para apresentar um trabalho inédito e um documento acadêmico. Maurício traz em 160 páginas a relação existente entre as práticas esportivas, a liberdade de manifestação cultural e a proteção ao meio ambiente.
Tudo de maneira leve, didática e científica.
Boa leitura.
A Tourada em Portugal e a Vaquejada no Brasil, Aspectos Jurídicos.
Maurício Corrêa da Veiga
160 páginas
Nobilitar
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo