Search
Close this search box.

Estudo da Uefa aponta prejuízo bilionário de clubes e ligas do futebol europeu com segundo ano de pandemia

Na última quarta-feira (3), a Uefa divulgou o relatório financeiro dos clubes europeus que atuam nos países que são membros da entidade e revelou que eles deixaram de arrecadar 4 bilhões de euros por conta do segundo ano consecutivo da pandemia de Covid-19.

https://twitter.com/UEFA/status/1489194585335246849?s=20&t=WAYVCAqwLyoaymrC3hJ6-w

Segundo o estudo, o resultado ainda é reflexo dos primeiros meses da pandemia, que paralisaram as competições e os estádios estavam com os portões fechados. O cenário poderia ser ainda pior, mas as cotas dos direitos televisivos ajudaram a amenizar a situação.

Um dos dados que mais chamou a atenção no estudo foi que apesar da redução das receitas, houve aumento dos salários dos jogadores. Esse aumento representa 2% nos clubes em geral, contudo, as despesas com essa parte chegam perto de 91% dos gastos anuais de um clube.

Por fim, o estudo apontou que houve uma perda total de 7 bilhões de euros para o futebol europeu por conta da pandemia. A entidade acredita que, com os impactos da variante ômicron em dezembro e janeiro no continente, esse número pode ser ainda maior, uma vez que alguns estádios voltaram a ter portões fechados ou sofreram diminuição de público devido às restrições.

Crédito imagem: Uefa

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.