O governo dos Estados Unidos poderá confirmar nesta semana um boicote diplomático aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, que serão disputados em Pequim, na China. Se isso se confirmar, os atletas americanos poderão competir normalmente, no entanto, nenhum representante político do país comparecerá ao evento. A informação foi revelada pelo ‘ge’.
A atitude seria uma resposta às acusações de abusos de direitos humanos da minoria muçulmana uigur por parte do governo chinês. A ideia é discutida há meses, mas apenas em novembro o presidente Joe Biden confirmou pela primeira vez que algo estava sendo planejado.
As autoridades chinesas não gostaram nem um pouco da sinalização de boicote diplomático por parte dos Estados Unidos. Segundo a agência ‘Reuters’, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, ameaçou uma resposta.
“Se os Estados Unidos insistirem em manter este caminho, a China tomará contramedidas firmes”, afirmou Lijian, acrescentando que rever a postura seria o ideal “para não afetar o diálogo e a cooperação entre a China e os EUA em áreas importantes”.
Os Jogos de Inverno de Pequim serão disputados de 4 a 22 de fevereiro.
Crédito imagem: Reuters
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!