Ex-nadadora é eleita e será a primeira mulher a ocupar presidência do COI

A ex-nadadora Kirsty Coventry foi eleita presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta quinta-feira (20), em Pilos, na Grécia. Com o resultado, a atleta do Zimbábue, medalhista olímpica em Atenas 2004 e Pequim 2008, se torna a primeira mulher a ocupar o cargo máximo em 131 anos de história da entidade.

Coventry foi escolhida em uma votação entre os 105 membros presentes na sessão do COI. Ela substituirá o alemão Thomas Bach, que encerra seu mandato em 23 de junho, após 11 anos à frente da entidade que rege o esporte olímpico. A nova presidente, de 41 anos, terá um mandato de oito anos, com possibilidade de renovação por mais quatro.

Desde sua fundação em 1894, o COI foi presidido somente por homens europeus ou norte-americanos. Criador dos Jogos Olímpicos da era moderna, o francês Pierre de Coubertin foi o primeiro a liderar a entidade, permanecendo no cargo por 29 anos. Agora, a nomeação de Coventry representa uma mudança histórica na organização.

“É um momento extraordinário. Quando eu era uma menina de nove anos, jamais imaginei que um dia estaria aqui, retribuindo a esse movimento incrível. Não é apenas uma grande honra, mas também um lembrete do meu compromisso de liderar esta organização com orgulho e dedicação. Temos muito trabalho a fazer juntos”, declarou Coventry após a eleição.

Na disputa pela presidência, Coventry superou outros seis candidatos: Feisal Al Hussein (Jordânia), David Lappartient (França), Johan Eliasch (Suécia), Juan Antonio Samaranch (Espanha), Sebastian Coe (Reino Unido) e Morinari Watanabe (Japão). No primeiro turno, a ex-nadadora obteve mais da metade dos votos necessários e garantiu a vitória sem necessidade de novas rodadas.

Crédito imagem: Greg Martin/COI

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.