Pesquisar
Close this search box.

Federação Chilena entra com queixa na FIFA por irregularidade no documento de jogador supostamente colombiano que atuou pelo Equador

Na manhã desta quinta-feira (5), a Federação de Futebol do Chile (ANFP) divulgou um comunicado oficial informando que no dia 4 de maio enviou à Comissão Disciplinar da FIFA uma queixa contra o jogador Byron David Castillo Segura e a Federação Equatoriana de Futebol (FEF), por conta do uso de uma falsa certidão de nascimento, declaração de idade e nacionalidade pelo atleta.

https://twitter.com/ANFPChile/status/1522195982112501760?s=20&t=7kTEtcog9VMiJenslvNwsg

“Entendemos, com base em todas as informações e documentos coletados, que os fatos são muito sérios e devem ser minuciosamente investigados pela FIFA”, disse a ANFP.

Segundo a federação chilena, há inúmeras evidências de que Byron nasceu na Colômbia, na cidade de Tumaco, em 25 de julho de 1995, e não em 10 de novembro de 1998, na cidade equatoriana de General Villamil Playas, como foi registrado.

As investigações realizadas no Equador, incluindo um relatório legal da Direção Nacional de Registro Civil, a mais alta autoridade neste assunto do país, declararam a existência de inconsistências na certidão de nascimento apresentada pelo jogador e relataram que este documento não existia em seus arquivos internos, apontando outras irregularidades no documento, concluindo que era possivelmente fraudulento.

Além disso, uma comissão de inquérito da FEF, com o objetivo de esclarecer as irregularidades nos registros dos jogadores perante a ANFP, concluiu que o jogador era colombiano.

“O mundo do futebol não pode fechar os olhos para tantos testes. A prática de irregularidades graves e conscientes no registro de jogadores não pode ser aceita, especialmente quando falamos de uma competição mundial (Copa do Mundo). Deve haver fair play dentro e fora de campo”, encerrou a Federação Chilena no comunicado.

Caso seja comprovada a irregularidade, o Equador pode perder todos os pontos que conquistou nas partidas nas quais o jogador esteve presente, nos jogos contra Paraguai, Venezuela, Chile, Uruguai e Bolívia. Caso seja punida com a perda dos pontos, a seleção equatoriana terminaria na última posição das Eliminatórias. A seleção chilena e a do Peru seriam as principais beneficiadas de uma punição ao Equador, ficando respectivamente na 4ª colocação, com vaga direta no Catar, e 5ª posição, ficando com a vaga da repescagem.

Crédito imagem: FEF

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.