Pesquisar
Close this search box.

Federação de Natação altera regra e brasileiros perdem vagas olímpicas já conquistadas

O Brasil perdeu duas vagas olímpicas que já estavam garantidas depois que a Federação Internacional de Natação (Fina), órgão responsável pelos esportes aquáticos, mudou as regras de classificação depois da realização da Copa do Mundo, último evento pré-olímpico.  Com isso, Isaac Souza, na plataforma de 10m, e Luana Lira, no trampolim de 3m, ficarão de fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A informação foi revelada primeiramente pelo jornalista Demétrio Vecchioli do blog ‘Olhar Olímpico’.

A mudança aconteceu depois que a Fina percebeu que o número de atletas classificados havia superado as 136 cotas da modalidade. A federação então resolveu mudar os critérios de classificação passando a garantir vagas apenas para os 12 finalistas.

O Brasil garantiu vaga apenas com Kawan Pereira e Ingrid Oliveria, que disputaram as decisões da plataforma de 10m. Nas eliminatórias, quando a princípio valeria vagas olímpicas, Luana foi a 16ª colocada, enquanto Isaac foi o oitavo.

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos (CBDA) reclamaram da decisão e podem levar o caso na Corte Arbitral do Esporte (CAS).

“A Fina deu uma nova interpretação a regra de classificação durante a seletiva em Tóquio informando que teve que fazer isso porque o número de atletas classificados pelo critério sempre utilizado estourou o máximo permitido pelo COI. Agora estão querendo considerar classificados os finalistas. Antes eram os semifinalistas do pré-olímpico. A CBDA vai recorrer e estamos esperando receber a comunicação deles para avaliar o que fazer”, disse Jorge Bichara, diretor de esportes do COB em entrevista ao ‘GE’.

A Copa do Mundo foi realizada em Tóquio entre os dias 1º e 5 de maio.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.