Federação Inglesa abre investigação contra clubes que participaram da criação da Superliga

A Federação Inglesa de Futebol (FA) anunciou nesta segunda-feira (3) que abriu uma investigação contra os seis clubes ingleses – Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham – que participaram da fundação da Superliga Europeia.

“Nós começamos um inquérito oficial sobre a formação da Superliga europeia e o envolvimento dos seis clubes ingleses. Escrevemos um requerimento formal de todas as informações relevantes e evidências a respeito da participação deles. A partir dessas informações, vamos considerar quais os passos apropriados a tomar”, declarou a FA no comunicado.

Após o projeto fracassar, as federações começaram a pensar em punições aos clubes envolvidos. Primeiro foi a Federação Italiana (FIGC), agora é a vez da Inglesa, tudo para evitar que episódios como o da Superliga voltem a acontecer. O Lei em Campo falou sobre o assunto na semana passada.

“Claramente o que aconteceu foi inaceitável e poderia ter causado um grande dano aos clubes de todos os níveis do futebol inglês”, completou a FA.

Medidas contra ligas independentes

Também nesta segunda-feira, a Premier League (Campeonato Inglês) comunicou que criou medidas para impedir o surgimento de novas ligas independentes na Europa que não tiverem aval da Fifa e da Uefa, como a própria Superliga.

De acordo com o comunicado oficial da PL, todos os clubes envolvidos em competições deverão assinar um novo “estatuto social”, “comprometendo-se com os princípios da Premier League”. A entidade afirmou que as equipes que descumprirem as regras poderão sofrer “sanções significativas”, mas não deixou claro quais serão essas punições.

O regulamento proíbe a participação de times em ligas alternativas e independentes.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Últimas Notícias

Colunas

Seções

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.