O futebol brasileiro registrou mais um caso de injúria racial na noite desta segunda-feira (29). Durante a partida entre Internacional e Juventude, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Beira-Rio, o atacante Felipe Pires alegou ter recebido ofensas racistas por parte de um torcedor do Colorado. O autor das ofensas foi identificado e retirado das arquibancadas do estádio.
Apesar disso, o jogador do Juventude decidiu denunciar o caso e prestou depoimento no Jecrim (Juizado Especial Criminal) do Beira-Rio. Alguns minutos após a partida, tanto o clube de Caxias, quanto o Internacional, divulgaram uma nota repudiando o ocorrido (confira ao final da matéria).
O caso teria ocorrido aos 35 minutos do segundo tempo, quando Felipe Pires foi substituído por Oscar Ruiz. O jogador alegou que a ofensa veio de um torcedor colorado que estava atrás do banco de reservas. O homem, que disse ter vibrado com a entrada de Rafinha na vaga de Jadson ao mesmo momento em que o atacante deixava o campo, foi retirado do local por seguranças.
As duas partes prestaram depoimentos. O torcedor nega que tenha proferido a palavra “macaco”. O Internacional garantiu que vai buscar ajudar as autoridades na apuração e solidariedade a Felipe e ao time de Caixas.
Confira a nota do Internacional
“Na noite desta segunda-feira (29/08), durante o segundo tempo da partida entre Inter e Juventude, o atleta Felipe Pires foi vítima de injúria racial no Beira-Rio. Diante do episódio, o Clube do Povo manifesta seu absoluto repúdio a todo e qualquer tipo de preconceito, e informa que, tão logo ocorreu a identificação do responsável pelo ato, o torcedor foi retirado das arquibancadas do Gigante e sofrerá sanções em função do comportamento inadequado.
O Internacional está ajudando as autoridades na apuração dos fatos, e reitera seu apoio ao Juventude e ao atleta. O Clube lamenta que o episódio tenha ocorrido na partida de hoje, quando o time atuou com a camisa preta e um patch antirracismo, elaborado pela CBF, estampado em seu novo uniforme”.
Confira a nota do Juventude
“O Esporte Clube Juventude reitera seu repúdio para com todo e qualquer tipo de ato racista ou discriminatório. Na noite desta segunda-feira (29), ao minuto 36 do segundo tempo da partida diante do Internacional, no estádio Beira-Rio, o atleta Felipe Pires foi alvo de insultos racistas de um torcedor do Internacional, que foi prontamente identificado pela segurança do clube mandante.
Ao final da partida, com total apoio jurídico do Juventude, o atleta registrou Boletim de Ocorrência no JECRIM localizado no estádio Beira-Rio. O clube seguirá absolutamente atento ao caso e prestando todo o apoio necessário a Felipe Pires”.
Crédito imagem: Transmissão/Globo
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!